A termografia industrial é usada para verificar as condições de funcionamento de máquinas e equipamentos em empresas de vários setores.
Assim como na vida humana, a medição de temperatura na indústria é vital para detectar possíveis falhas e anomalias térmicas em determinados componentes.
Essa tecnologia é uma excelente ferramenta de monitoramento de condições e que possibilita realizar inspeções de forma segura e confiável.
Usada principalmente na manutenção preditiva, a termografia pode inspecionar um grande número de equipamentos em pouco tempo. Também não é necessário o desligamento das máquinas.
Mas como é feita esta medição? Que benefícios traz para as indústrias? Como aumentar a produtividade por meio dela? Continue a leitura e veja a resposta a todas essas perguntas!
VEJA TAMBÉM
Energia solar industrial: conheça as vantagens
Como a termografia industrial é realizada?
Para fazer esta inspeção, é necessário o uso de uma câmera termográfica. Este equipamento possui um termovisor, que aponta luzes infravermelhas e mede a temperatura na superfície dos equipamentos.
A luz infravermelha é invisível aos nossos olhos. Por isso, os resultados são apresentados por meio de cores em um mapa de calor.
A perícia termográfica identifica, em estágio inicial, a raiz de várias irregularidades encontradas nas máquinas.
Dentre elas podemos citar: superaquecimento, sobrecarga, alto consumo de energia, falta de isolamento térmico, além de conexões soltas e falhas de transmissão de energia.
Além de sistemas elétricos, com a termografia industrial também é possível realizar inspeções em sistemas mecânicos, de aquecimento e resfriamento, estruturais e de qualidade.
Os benefícios da termografia para as indústrias
Como detecta falhas geradas por anomalias térmicas em fase inicial, a termografia industrial impede possíveis paradas não programadas nas máquinas e processos industriais. Além de prejuízos, tais problemas podem trazer muita dor de cabeça aos gestores.
Infelizmente, acidentes de trabalho ou com equipamentos podem ser frequentes quando não existe um planejamento preventivo na empresa.
Portanto, a utilização dessa tecnologia permite identificar, de forma antecipada, potenciais problemas que podem causar graves acidentes como incêndios ou explosões.
Com as inspeções termográficas em dia é possível sim aumentar a produtividade, pois as máquinas funcionarão corretamente e falhas e quebras poderão ser previstas.
Dica FK Engenharia Elétrica
A FK Engenharia Elétrica também é especialista em termografia industrial. Fazemos inspeções nos seguintes componentes:
– quadros de distribuição e proteção;
– fusíveis;
– relés e contatores:
– isoladores;
– capacitores;
– transformadores;
– motores elétricos;
– subestações.
Clique aqui e entre em contato conosco.